FAQ

Seja bem vindo ao Tira Dúvidas da Enermax. Este é o espaço criado por nós para solucionar todas suas dúvidas referentes aos nossos produtos. No menu abaixo, você escolhe o tópico que possui dúvidas e será aberto um texto explicando detalhadamente cada item.

 
  • AUTOTRANSFORMADOR

    • 1) O que é um autotransformador?

      É um equipamento que tem a função de adaptar a tensão para alimentar um determinado aparelho eletrônico. Ele pode converter uma tensão de entrada de 220V e alimentar um equipamento que trabalhe somente com rede de 115V, como uma impressora laser, por exemplo. Além disso, o autotransformador Armazen 3200 conta com chave liga/desliga e fusível incorporado, agregando proteções ao seu patrimônio.

  • ESTABILIZADOR

    • 1) O que é um estabilizador?

      O estabilizador é um elemento de proteção que corrige as variações da tensão da rede elétrica, mantendo a saída estável e assegurando o bom funcionamento dos equipamentos a ele conectados. Nossos estabilizadores atendem à norma NBR 14373:2006 e possuem filtro de linha e protetor contra surtos (varistor) incorporados. A Enermax possui vários modelos de estabilizadores, existindo sempre um modelo que atenda às suas necessidades.

  • NO BREAK

    • 1) Quais os tipos de No Break existentes?

      Existem basicamente dois tipos de no-breaks: os on-line e os off-line.

      1. On-Line: não ocorre interrupção no fornecimento de energia quando ocorre uma falha na rede elétrica.

      2. Off-Line: ocorre uma micro-interrupção no fornecimento de energia quando ocorre uma falha na rede elétrica. Esse tempo é insignificante para a maioria dos equipamentos de informática. Dentre os off-line temos:

      – Standy-by (ou off-line)
      – Line-interactive (também conhecido como simples conversão)

      Os standy-by (ou off-line) são no-breaks que supervisionam a rede elétrica e, em caso de subtensão, sobretensão ou falta de rede, acionam o circuito inversor, mantendo os equipamentos ligados. Esse tipo de no-break ofere poucos recursos de proteção.

      Line interactive: quando a rede elétrica está presente, o no-break atua como estabilizador, corrigindo as variações da rede elétrica. Quando ocorre  subtensão, sobretensão ou falta de rede, o circuito inversor é acionado em milésimos de segundo, passando a usar a energia das baterias, mantendo os equipamentos ligados. A Enermax possui no-breaks line-interactive com forma de onda quase senoidal e senoidais. Também podem ser chamados de conversão simples, pois realizam somente uma conversão de energia – transformando energia CC da bateria em energia CA, através do circuito inversor.

      Já os on-line são no-breaks que, independentemente do estado da rede elétrica de entrada, mantém a tensão de saída estável, protegendo os equipamentos a ele conectados. Caso ocorram problemas na rede elétrica (sub, sobre ou falta de tensão), as baterias entram imediatamente no circuito. O circuito inversor, que converte energia CC em AC funciona 100% do tempo. A variação da tensão de saída fica em +/-1% e a forma de onda é senoidal pura.

    • 2) Como escolher o No Break correto?

      Primeiramente, você deve somar as potencias individuais de todos os equipamentos do seu sistema, a potencia deve ser em Watts (W). para uma margem de folga, acrescente 20% ao valor e com isso você obterá a potencia total necessária que o no-break deve ter.

      Verifique qual o tipo de topologia que você quer, a Enermax possui no-breaks line interactive com forma de onda senoidal por aproximação e senoidal puro e no-breaks on-line. Cada caso deve ser avaliado, para verificar qual a melhor relação custo x benefício.

      Depois, deve-se verificar qual a tensão de entrada e saída do equipamento. Temos no-breaks com entradas mono (115V ou 220V) ou bivolt automático, onde o no-break detecta a rede sozinho e saídas 115V ou 220V.

      Veja qual o tempo de autonomia desejado, que é o tempo no qual o no-break vai funcionar durante uma falta de energia. Analise se é necessário o uso de banco de baterias externo, para aumento do tempo de autonomia.

      Deve-se verificar se existe necessidade de comunicação com PC para controle e alarmes remotos do no-break. Possuímos modelos com comunicação serial, USB e via Ethernet.

    • 3) Qual a função do software de gerenciamento?

      O software de gerenciamento tem a função de controlar e monitorar as funções do no-break. Em caso de uma falta de rede, o software pode enviar e-mails e alterar os usuários de uma rede sobre o tempo de autonomia do no-break, permitindo que os arquivos sejam fechados e que a perda de dados seja evitada.

      O gerenciamento funciona em Windows, Linux e Os (Mac), também temos opção de uso em rede ethernet.

  • FILTRO DE LINHA

    • 1) O que é um filtro de linha?

      O filtro de linha é um elemento de proteção para equipamentos eletrônicos.
      Ele atenua as impurezas da rede elétrica que causam interferências eletromagnéticas (EMI) e de rádio freqüência (RFI).
      Os filtros de linha da Enermax também contam com proteção contra surtos de tensão (varistores).
      O filtro também possibilita a conexão de aparelhos eletrônicos usando apenas uma tomada.

  • DÚVIDAS GERAIS

    • 1) O que é fator de potência?

      É um fator que relaciona a potência real consumida por um equipamento e a potência total exigida para seu funcionamento. Ele surge devido à diferença entre a potência ativa e a potência aparente gerada pela fonte chaveada dos equipamentos de informática. Para equipamentos de informática este fator varia nominalmente entre 0,6 e 0,8 dependendo do fabricante. Um No Break deve sempre ser especificado pela potência (VA) que os equipamentos ligados a ele exigem, mesmo que o consumo (W) seja menor.

    • 2) Quais os problemas provenientes da rede elétrica mais frequentes e suas soluções?

      Surtos de tensão:
      Surtos são transientes na rede elétrica que podem atingir valores muito altos (podem ultrapassar os 1000V). uma das causas mais freqüentes são as descargas atmosféricas (raios). É um dos eventos mais perigosos.

      Picos de tensão:
      É o aumento instantâneo da tensão da rede elétrica. Pode ocorrer durante tempestades ou quando a rede elétrica retorna após uma falta de rede. Esse fenômeno pode danificar equipamentos eletrônicos.

      Subtensão:
      É a queda na tensão da rede elétrica, podem ser causadas na partida de motores presentes na instalação elétrica (ar-condicionado, compressor, elevador) ou em horários de pico, onde o consumo de energia aumenta significativamente.

      Sobretensão:
      É o aumento da tensão da rede elétrica. Pode ser causada por oscilações no consumo de cargas que não tem regime contínuo (um motor, por exemplo) ou durante descargas atmosféricas (raios).

      Blackout:
      É a falta de energia, popularmente conhecida como apagão. Podem ser causadas por problemas de fornecimento, excesso de consumo ou tempestades.

      Brownout:
      São cortes momentâneos no fornecimento de energia elétrica, que podem provocar travamento de computadores e danificar discos rígidos. Podem ser causadas por problemas de fornecimento, excesso de consumo ou tempestades.

      Distorções harmônicas:
      Devido às características do consumo de determinados aparelhos, principalmente motores de indução presentes em elevadores e compressores, ocorre uma deformação na forma de onda da rede elétrica, esse problema pode provocar mal funcionamento das fontes de computadores.